12 julho 2017

como é com o pão em tua casa?

Há gente que pensa nas coisas mais estranhas e acha interesse nisso, há uma variedade enorme de gostos, pormenores, ritos e rituais na vida de cada um que nos torna, incrivelmente, diferentes: ando com a dúvida existencial de se tu compras pão todos os dias como rotina ou descongelas ou nem tomas o pequeno almoço em casa ou não comem pão!?

Nas tuas Actividades da Vida Diária (AVD) qual a importância dada ao pão?

Os adeptos do pão congelado ganharam destaque ao inicio: com três adeptos Há o costume rotinado de comprar o pão diariamente para um casal e seu filho. E há até quem tenha nisso uma missão neste mundo noutro lar de casal e filho.

1) Não como todos os dias. Até evito. O branco nem vê-lo! 

Como iogurtes e cereais ao dito pequeno-almoço. Como frutas pela manhã. Logo ao acordar. Depois de um copo de água.

2) Estou precisamente neste momento a fazer um pão e faço um pão quase todos os dias. O pão é um legado da nossa cultura o qual temos que agradecer aos nossos antepassados.
3) excelente questão. sendo eu presidente de uma associação que se chama pão a pão como poderia não achar pertinente a tua pergunta?

Eu faço o meu próprio pão, sempre de trigo integral e carregado de sementes de girassol e sésamo. tomo todos os dias o pequeno-almoço em casa (sou incapaz de sair sem comer) e todos os dias é o mesmo: torradas (ou pão fresco) com manteiga (e às vezes mel) e uma chávena de leite com café. O M junta-se neste menu. O J que diz que nunca tem fome de manhã, muitas vezes quer comer ao pequeno almoço os restos do arroz do jantar, mas a regra é o pão também, porque eu sou uma ditadora nestas coisas da comida. Acompanha geralmente com um batido de frutas (de banana, pera ou pessego, e leite). A L idem, sendo que se não for eu a preparar o batido, atira-se ao leite com chocolate instantâneo.

4) O Pão é o petisco que mais gosto e tenho sempre congelado para nunca faltar . e vou comprando!!!

5) Pois cá por casa compra-se pão todos os dias, tentamos variar a qualidade de pão que compramos para as (cinco) crianças conhecerem diferentes tipos. Todos tomam o pequeno almoço em casa.

6) pão biológico do António, que se vende no Pomarinho. Tem 3 variedades: espelta e batata doce, regueifa, broa de espelta e milho. Cá nas Azenhas  somos fãs dos 2 primeiros. Nada de congelar.

7)  O pão é o mais importante cá de casa! O S. compra todos os dias e eu compro um pão que custa uns 4 euros e como às fatias durante 4 ou 5 dias.

8)  Pão = muito importante no meu dia-a - dia. Compro assiduamente um pão grande sourdough de qualidade por semana. Fatio e congelo logo metade.  Como duas fatias torradas com manteiga por dia. Acompanho com leite, seguido djm kiwi e um café.
E assim quase todas as manhãs.
Uma maravilha. 

9) Boa questão!

Gosto mais do ritual de comprar o pão, do cheirinho do pão fresco, do que propriamente de o comer. Talvez porque não há pão assim muito bom perto da minha casa.
De manhã, tento não comer pão, mas aveia. Faz melhor aos músculos, aos intestinos e sinto-me mais leve e activa com ela. O pão que compro tento que não seja só de trigo, mas uma mistura de cereais e tento que tenha pouco fermento. Gosto de comer pão ao final da tarde, quando estou com a tensão mais em baixo, é guloso! Também gosto de uma torradinha se tiver insónias!

E é assim!
;)

Ah, adoro tapas e de fazer refeições gulosas com pão, seja uma boa açorda, um prato com bacalhau e broa ou umas tapas de verão com vinho fresquinho! ;)

10) 


Saco (do pão) à porta. 7 da manhã recolho o "pão do padeiro". A seguir rua com a cadela com tachi à parolo no jardim. Voltar. Pequeno almoço sempre em casa (excepto quando estou fora em serviço). UM PÃO a sério com doce de abóbora ou de figo da minha amiga Conceição da quinta do freixo no Algarve. Café, muito café de "filtro". Notícias dos jornais.

Na minha casa paterna e materna o pão era sagrado: "acompanha filho a comida com pão", na mão esquerda o pão, na direita o garfo ou colher. o pão empurra.

Tolstoi que guardo como relíquia

Pão para a Boca (a origem do mal).

11)  O pão é o meu alimento. Tenho pão congelado, mas também como fresco. Gosto de pão duro, de pão seco, de todas as maneiras.

12) o Pão (como a Paz, a Habitação, a Saúde e a Educação) está lá nos píncaros da importância!
de manhã, eu gosto de torradas...
13) ora bem, temos uma máquina e duas farinhas favoritas que costumamos pôr lá dentro à noitinha. 
de manhã, à hora marcada, apita e o pão está pronto, fresquinho.
mas o que mais gostamos... é de ir à padaria do bairro comprar pãozinho de alfarroba e bicos de pato (para as meninas).

14) Tenho por habito comprar pão de 3 em 3 dias, porque normalmente tomo o pequeno almoço com pão e leite de aveia. Mas primeiro bebo um copo de água depois uma peça de fruta (laranja ou kiwi) depois bebo o leite de aveia acompanhado com pão de cereais com queijo.

15)  a)      Compro pão quando não há, nem sequer congelado, e me lembro que não há;
b)      Descongelo quando há no frigorífico e não me lembro de comprar;
c)       Tomo o pequeno almoço (sumo de laranja, meia-de-leite, água e torrada) no café, após comprar o jornal;

Quanto à importância que dou ao pão, depende das circunstâncias e a coisa não me aflige!

16) Nós estamos na fase de não ter pão em casa porque se houver quem o come sou eu.
Só como pão ao pequeno almoço e no café por baixo da nossa casa.
Essa refeição tornou-se um ritual religioso que demora pelo menos meia hora.
Se não tiver essa meia hora acabo por comer outra coisa porque para mim o pão tem de ser comido com tempo.
O pão é um dos alimentos que mais gosto e a minha barriga também. Por isso me sinto tão irritada quando faço dieta.
Concluindo, o pão contribui para que eu seja feliz.

17) Eu como muito pouco pão. Ao pequeno almoço como flocos com leite e só como pão de vez em quando ao lanche, ora comprado e comido em casa, ora comprado no café e lá comido.

18)  Não tomo pequeno almoço...
Quando vejo pão e me apetece compro para levar para casa, mais frequente é nas bombas de gasolina.

19)  Cá em casa é assim: normalmente ao domingo faço pão, um pão rico em fibras. Raramente sobra para 2ª. Tenho pão  grande de centeio escuro congelado às fatias e com ele faço torradas para o meu pequeno almoço. Compramos algum pão do dia à tarde, quase todos os seis dias restantes, para o lanche e jantar/ceia que o L gosta, pão de mistura geralmente. Se sobra congela-se no próprio dia e depois, se algum dia não se puder ir à padaria, descongela-se esse. Mas o pão congelado que realmente fica bom para se descongelar é o que ainda está morno quando se congela.

20)  ora aqui está uma questão vital! No meu caso o pão tem uma importância vital. A minha primeira refeição tem de ter pão!
Ir comprar pão de manhã??!! Nem pensar!! Tomar o pequeno almoço fora!

21)  Curiosidade curiosa... :)

O pão aqui em casa não pode faltar sabes. Não tenho padaria perto, portanto acabo por trazer de véspera, adoraria ir ao pão pela manhã, mas aqui não é possível. 
Houve uma altura que tínhamos comprado uma máquina de fazer pão, mas rapidamente perdemos interesse nela. O T ainda chegou a usá-la mais que eu. 
Também congelo:), e como adoro açordas uso nessa altura.

22)  eu compro pão 2 vezes por semana no mercado, é um bom pão,que corto e congelo. O pão é uma das coisas que mais gosto de comer.

23) Desde Janeiro que não como pão nunca.
Antes comprava e congelada. 
Mas agora não como trigo, centeio, milho nem aveia.

EU: mas é por alguma maleita? :(
ELA: Os intestinos n funcionam e falta C gluten.

Sem comentários: