03 outubro 2017

a Espanha vai sem líder

Simpatizo com a ideia de luta contra um poder central e opressor; talvez seja egoísta mas Madrid não pode passar pela vontade catalã sem lhes dar ouvidos
Lembra-me imagens infantis: Rajoy tornou tudo num jogo de crianças merdoso; a Catalunha como um puto egoísta, beto, mimado e arrogante que não deixa ninguém copiar! Viver em comunidade é criar dependências, ser inter - dependente, não puxar dos galões sem pensar nos outros... apesar de tudo gosto dos catalães!!!

Não me parece que tenhamos de formular uma opinião sobre o independentismo catalão a partir do que faz o Rajoy. O independentismo é um objectivo posto acima da democracia e normalmente contra ela (como se viu em todo o processo) e o que se está a assistir é a uma  uma estratégia que está perigosamente a resultar de provocar uma situação extrema em que nos querem fazer acreditar que estamos entre a mó e a espada. Não me parece que este movimento radique no altruísmo mas sim no egoísmo que está na essência do nacionalismo populista que paira no processo de desagregação da Europa (em muitos outros sítios). Estamos a falar de uma região autonómica que tem todas as condições para no quadro da democracia e da constituição para fazer evoluir o seu estatuto no contexto solidário de uma crise espanhola e europeia. Felizmente os independentistas (ainda) não representam a maioria dos cidadãos que vivem e trabalham na Catalunha embora esses cidadãos possam estar maioritariamente contra Rajoy.

Não consigo simpatizar e identificar-me com estes movimentos separatistas de pequenos países a tentarem ser mais pequenos e isolados... Parece-me um retrocesso civilizacional num mundo que eu gostava mais aberto e uno. Ainda para mais no caso da Catalunha esse ímpeto nacionalista nasce do miserável sentimento de superioridade em relação às regiões do sul, esquecendo-se de que são essas pobres regiões que lhes oferecem a riqueza... (um espelho da forma como os sobranceiros povos arianos da Europa do norte olham para o preguiçosos povos do sul). Infelizmente em Madrid está aos comandos um energúmeno que conseguiu num só dia fazer mais pelo movimento separatista do que os próprios catalães nos últimos 50 anos. Mas que se possa pensar que aquele pseudo-referendo tenha sido credível é ridículo e desrespeitoso para uma percentagem enorme de residentes na Catalunha que são contra a separação de Espanha e para o processo democrático em si... Resta esperar que deste triste espectáculo de parte a parte nasça alguma calma que permita resolver esta questão com civilização.

(textos acima de dois Amigos)


Em Barcelona ou em Espanha: magoam-se muitas pessoas porque o ódio foi inflamado por quem devia dar segurança e confiança ao povo: deixasse-os votar!

Senhor Mariano Rajoy, senhor Presidente do governo de Espanha o mais certo era que se tivesses estado calado, o referendo tinha avançado e tinha sido votada um continuar da soberania do Estado espanhol, assim foi isto que resultou, bela merda:

Há registo de quase 800 feridos em confrontos com a polícia e o governo da Catalunha responsabiliza o governo central.
Presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, referiu no Twitter que «Como autarca exijo o fim imediato das cargas policiais contra a população indefesa», escreveu.  
                                                                                                                                                                   
É grave a pessoa que deve reger a Democracia não perceber suas regras e deixar exprimir vontades do Povo!!!

Sem comentários: